A Biblioteca Biomédica B – CB/B, Enfermeira “Zaíra Cintra Vidal” faz parte da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ e está localizada no 5º andar do Prédio Paulo de Carvalho. Promove o acesso e incentiva o uso e a geração da informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão nas áreas da enfermagem e odontologia.

A Rede Sirius é composta por bibliotecas distribuídas nos quatro Centros Setoriais da Universidade. O seu acervo é formado por livros, teses e dissertações, títulos de periódicos nacionais e estrangeiros, com acesso virtual e títulos de periódicos impressos, além de materiais especiais (filmes, DVDs), nas diversas áreas de conhecimento nas quais a UERJ atua (Administração/Economia; Biologia/Botânica/Zoologia; Enfermagem; Farmácia; Física; Geociências; Matemática; Medicina, Odontologia; Psicologia; Química, dentre outras).

A consulta ao acervo da Biblioteca Enfermeira “Zaíra Cintra Vidal” pode ser feita através de acesso virtual e presencial. Essa biblioteca oferece aos usuários catálogos on-line e o programa de pesquisa integrada “Descubra”, acesso à Internet, Bases de dados e Sala de Leitura. A Biblioteca possui um acervo específico de enfermagem e área médica que é inventariado e atualizado a cada dois anos, do qual constam: 3.496 títulos de livros nacionais e estrangeiros; 1.397 títulos de teses e dissertações; 5.034 títulos de periódicos; além de CdRom, folhetos e outros materiais para consulta.

A biblioteca oferece os serviços de orientação e treinamento destinados à capacitação de usuários para realização de pesquisas bibliográficas e melhor utilização dos recursos disponíveis na Biblioteca, para consulta ao acervo, pesquisa bibliográfica e consulta às bases on-line. Desenvolve revisão normativa de todos as teses e dissertações da Universidade, disponibilização desses trabalhos na Biblioteca de Teses e Dissertações da UERJ - BDTD/UERJ, elabora fichas catalográficas dos trabalhos, participando ainda das atividades de ensino com vistas a construção do relatório de pesquisa e acesso às bases de dados.

O corpo docente e discente conta com o acesso on-line aos periódicos da Capes, recurso de suma importância para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Unidade. A Biblioteca dispõe de livre acesso a diferentes bases de dados, por fazer parte da rede cooperante da BIREME, permitindo acessar mais de 50 bases de dados, dentre elas encontram-se: Portal CAPES, Biblioteca digital de teses e dissertações, BIREME (com mais de 20 bases, dentre elas, Biblioteca Virtual em Saúde, BVS Enfermagem, BVS Integralidade, Lilacs, Medline, Scielo, Scienti, Hinari, BDENF) e acesso a 27 países da América Latina com diferentes temas na área da Saúde, além de discussões em blogs e outras salas virtuais. Disponibiliza links para a classificação QUALIS de periódicos, Base de Dados Mosby´s Nursing Consult, Gerenciador de Referencias EndNote Web, Súmula Curricular, ResearchID, My Citations e acesso aos E-Books.

A biblioteca faz parte dos Centros Cooperantes da Bireme e atua em colaboração com Centros de Informação Internacionais, entre eles Online Computer Library Center (OCLC-Ohio, EUA) e a Library of Congress. Participa dos Programas de Comutação Bibliográfica SCAD/Bireme e COMUT/IBICT e do Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos, também do IBICT. A Rede Sirius atualmente utiliza a automação SophiA, da Prima.



Link para Rede Sirius