O PPGENF/UERJ conta com apoio de bolsas de estudo aos alunos de pós-graduação matriculados, de vários órgãos de fomento e auxílio financeiro da CAPES para as atividades acadêmicas dos alunos. As agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos que oferecem bolsas de estudos para alunos de mestrado e doutorado são: CAPES, CNPq e FAPERJ. Além das bolsas recebidas pelo PPGENF, são concedidas bolsas de balcão pela FAPERJ e pela CAPES, diretamente para o aluno, mediante solicitação do orientador.

Os alunos de mestrado e doutorado devem se inscrever no processo seletivo para bolsas, juntamente com a sua matrícula no PPGENF, ou em qualquer outro período, desde haja disponibilidade de bolsas.


Comissão de Bolsas


Compete à Comissão de Bolsas do Programa a seleção, a concessão e o acompanhamento dos bolsistas nos casos de bolsas da CAPES, CNPq e FAPERJ recebidas pelo Programa. Além dos critérios específicos das agências de fomentos, o Programa considera na seleção a produção científica, o desempenho acadêmico, experiência em pesquisa, participação em atividades de representação no Programa, dentre outros.

Regulamento da Comissão de Bolsas

Bolsa de mestrado


Atualmente o PPGENF conta com 08 bolsas de Demanda Social/CAPES, 04 bolsas FAPERJ e 01 bolsa FAPERJ Nota 10 de mestrado:

Capes Bolsas

Faperj

bolsa nota 10

Bolsa de Doutorado


Atualmente o PPGENF conta com 04 bolsas de Demanda Social/CAPES, 02 bolsas da FAPERJ e 02 bolsas FAPERJ Nota 10 de doutorado:

Capes Bolsas

Faperj

bolsa nota 10

Bolsa sanduiche de doutorado no exterior


Os doutorandos podem desenvolver parte do seu trabalho de tese em instituições estrangeiras por meio de programas específicos da CAPES e do CNPq ou de bolsa sanduiche do PPGENF. O PPGENF conta com 1 cota anual de bolsa para doutorado sanduiche no exterior, que pode ser dividida por até 3 alunos.

Edital Bolsas Sanduiche PPGENF

Capes Bolsas Sanduiche

Faperj

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)


Concessão de bolsas de doutorado pleno, em IES brasileiras, a professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia visando o aumento de qualificação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

Bolsa de pós-doutorado


Doutores têm a oportunidade de se inserir na docência, na pesquisa e em orientação no PPGENF por meio de programa específico da CAPES de bolsas de pós-doutorado. O PPGENF conta com 01 bolsa PNPD/CAPES para pós-doutorado.

Edital bolsa pós-doutorado PPGENF

Capes Bolsas Pós-Doutorado – PNPD

Faperj