Fundamentos Filosóficos, Teóricos e Tecnológicos do Cuidar em Saúde e Enfermagem


Estuda a fundamentação filosófica, teórica e tecnológica do processo de cuidar de pessoas, nas diferentes fases da vida. Constrói e aplica instrumentos metodológicos e tecnológicos, utilizando concepções filosóficas e teóricas. Desenvolve investigações sobre o processo de cuidar, a qualidade de vida das pessoas e a qualidade institucional, considerando os aspectos éticos e bioéticos e o respeito à cidadania com autonomia para cliente e profissional.

Trabalho, Educação e Formação Profissional em Saúde e Enfermagem


Desenvolve análises críticas sobre as relações entre o mundo do trabalho, da educação e da formação profissional em saúde, da saúde dos trabalhadores e da enfermagem, em suas dimensões objetivas e subjetivas. Incorpora estudos interdisciplinares, na perspectiva do conceito ampliado de saúde e da centralidade do trabalho nos processos formativos e na vida social. Inclui abordagens sobre determinantes biológicos, sociais e cognitivos do processo saúde-doença-cuidado dos trabalhadores e sobre os processos formais e informais de educação no e para o trabalho.

Saberes, Políticas e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem


Investiga o saber formal e informal constituído sobre a atenção à saúde, os modelos assistenciais, as políticas públicas de saúde e as práticas profissionais e do senso comum que fundamentam os campos da Saúde Coletiva e da Enfermagem em Saúde Pública. Incorpora abordagens das tecnologias de trabalho voltadas a grupamentos humanos, especialmente aquelas dirigidas às doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas, na sua articulação com as políticas públicas.