A Revista Enfermagem UERJ (REVENF) é um periódico bimestral, revisado por pares, tem com o objetivo publicar artigos empíricos ou teóricos inéditos que representem um avanço para os fundamentos da Ciência Enfermagem, e para os campos da Saúde e áreas afins. Desde seu primeiro número em 1993 foi apresentada no formato impresso, não houve interrupção da sua publicação, sempre mantendo a tradição e atributos como agilidade, rigor científico e visibilidade, publicando de 120 artigos anualmente em dois idiomas (português e inglês).

A missão da REVENF é fomentar a produção e a disseminação do conhecimento da Enfermagem e áreas correlatas, tendo como foco a interlocução internacional para o avanço da Ciência Enfermagem. Atualmente encontra-se indexada nas principais bases de dados nacionais e internacionais, como:

- ADSAUDE - Administração de Serviços de Saúde;
- BDENF - Base de Dados em Enfermagem;
- BVS - Biblioteca Virtual em Saúde em Enfermagem;
- BVS Integralidade;
- CINAHL - Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature;
- CUIDEN - Fundación INDEX;
- LATINDEX - Índice Latinoamericano de Publicações Científica Seriadas;
- LILACS - Literatura Latinoamericana em Ciências da Saúde;
- PERIÓDICA - Base de Datos Bibliográfica en Ciências y Tecnología;
- SCOPUS - Maior base de dados de citações e resumo de literatura.

A disponibilização dos textos completos no Portal da BVS - Enfermagem teve início em 2006, e atualmente, no Portal Rev@Enf sob administração da SCIELO Brasil. Reafirmando a proposta do open-access journal, a Revista modernizou o seu sítio próprio na internet disponibilizando no formato PDF todo o acervo publicado a partir de 2003. No mesmo sítio está a plataforma de submissão e tramitação de manuscritos, além do sistema de edição da Revista on-line.

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores. Os manuscritos apresentados para publicação são avaliados por dois Consultores Ad hoc e por um membro do Conselho Editorial. Os volumes com todos os fascículos e textos na íntegra dos últimos 14 anos encontram-se disponíveis online no idioma português e inglês.

A REVENF recebeu a classificação "B1" pelo programa QUALIS/CAPES, caracteriza-se como periódico nacional, com circulação internacional, abrangendo os países da América Latina e Caribe, além dos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha e outros. A Revista Enfermagem UERJ é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC

Editora


A EdUERJ – Editora Universitária da UERJ possui como principais objetivos a promoção, coordenação e regulamentação das atividades editoriais da UERJ. A EdUERJ ultrapassou largamente essa proposta inicial, consolidando-se como um agente privilegiado da divulgação do conhecimento por meio de uma elevada qualidade editorial, garantindo com isso o respeito da comunidade acadêmica e do público em geral. Tornou-se, assim, um instrumento fundamental tanto para fomentar o debate crítico, quanto para estimular a publicação da produção científica e intelectual.

A EdUERJ administra o Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ que reúne 76 publicações de revistas científicas virtuais da universidade. A EdUERJ possibilita o incremento e o acesso à publicação de obras científicas, além de disponibilizar catálogo de orientação para publicações, assim como o catálogos de obras científicas, inclusive em formato e-books.

A EdUERJ integra a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) que atua no desenvolvimento da cultura editorial das universidades brasileiras e, também, a SciELO - Scientific Electronic Library Online.