Apresentação


O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ (PPGENF/UERJ) foi criado em 1999 com o Curso de Mestrado Acadêmico e em 2010 iniciou o Curso de Doutorado Acadêmico. O PPGENF/UERJ tem como núcleo o desenvolvimento de estudos sobre modelos e práticas de cuidar em enfermagem e saúde, orientados pela abordagem social e psicossocial do processo saúde-doença-cuidado; com base epistemológica das ciências humanas e sociais e das ciências biológicas; baseados na interdisciplinaridade; orientados pela Agenda de Prioridades em Pesquisa no Brasil e pelas demandas do Sistema Único de Saúde. Os Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGENF/UERJ são recomendados e reconhecidos pela CAPES com Nota 5.

Missão


O PPGENF/UERJ tem como missão formar recursos humanos de excelência em pesquisa nos níveis de Mestrado Acadêmico (MA), Doutorado (DO) e Pós-Doutorado (Pos-Doc), por meio da capacitação de enfermeiros e outros profissionais da saúde (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, dentre outros) para os processos de produção de conhecimento, de divulgação científica e gerenciamento de projetos. Adota uma orientação epistemológica social e psicossocial do processo saúde-doença-cuidado, com inserção nas realidades local, regional e nacional, integrando conhecimentos da ciência enfermagem aos de outras disciplinas. O PPGENF/UERJ têm como traço distintivo a interdisciplinaridade e o foco no cuidado no processo saúde-doença, entendido nos seus determinantes biológicos, psicossociais e antropológicos, com destaque para ênfase nos processos psicossociais do cuidado.
Como perfil dos egressos espera-se que sejam capazes de impulsionar a pesquisa, o ensino superior e o cuidado em enfermagem e saúde, dentro do escopo legal e ético da profissão.

Objetivos


- Formar mestres e doutores para o desenvolvimento de pesquisa científica, nos campos da Enfermagem e da Saúde, em consonância com as prioridades de pesquisa no Brasil e com as necessidades e demandas colocadas pelo Sistema Único de Saúde;

- Formar recursos humanos de alto nível para o ensino universitário, nos campos da Enfermagem e da Saúde, visando atender a demanda dos setores público e privado;

- Formar recursos humanos qualificados para a produção e divulgação do conhecimento, nos campos da Enfermagem e da Saúde, de forma a contribuir para o fortalecimento do conhecimento científico em Enfermagem e Saúde;

- Estimular o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e de pensamento crítico-reflexivo para que os mestres e doutores possam responder aos desafios das políticas públicas, que por sua vez exigem conhecimento científico, técnico e ético-legal para a tomada de decisões.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos de pesquisa, buscar financiamentos para a investigação científica e executar atividades de internacionalização.